Com grandes poderes vem grandes responsabilidades. Marvel's Spider-Man 2 está pronto para solidificar o estatuo da Insomniac Games com...
Com grandes poderes vem grandes responsabilidades.
Marvel's Spider-Man 2 está pronto para solidificar o estatuo da Insomniac Games como uma das mais talentosas produtoras da PlayStation Studios, no meu caso é mesmo a minha favorita. Desde os tempos da PS2 que adoro a sua busca por "animações Pixar interativas" com imenso coração e alma para conquistar os jogadores. Sou daqueles que descobriu a Insomniac na PS2, com as aventuras de Ratchet and Clank, mas somente na PS3 com as trilogias Resistance e Ratchet and Clank Future é que dei por mim a olhar para este estúdio como talento especial.
Numa era de incrível diversidade de videojogos, seja no estilo visual, longevidade, design, estrutura ou formato, é especialmente empolgante ter um jogo do Spider-Man com a envergadura do título de 2018. Pensar que Marvel's Spider-Man 2 levará para novos patamares esse design é algo que desperta igual entusiasmo. Se fazes parte do grupo de pessoas que vibra com as experiências cinematográficas da PlayStation e ficou encantado com a sua transição para mundo aberto em jogos como Marvel's Spider-Man, então estás certamente ansioso pela sequela.
Nesta sequela, a Insomniac tenta ir mais além, apresentar conceitos familiares numa nova escala e ao tentar alcançar esse objetivo, esta talentosa companhia poderá ter abraçado um desafio intimamente ligado a essa responsabilidade: criar um dos melhores jogos da PS5 e talvez um dos melhores jogos da PlayStation Studios.
Acreditamos que o poderá alcançar devido ao design de um jogo cinematográfico em mundo aberto que tira proveito das especificidades da PlayStation 5 para conduzir a sua criação.
Dualsense
Desde aquele primeiro contacto com Astro Bot em dezembro de 2020, fiquei fã do Dualsense e das suas possibilidades. Miles Morales foi o primeiro jogo de "alto perfil" que joguei numa PS5 e também deixou indicações muito positivas sobre as funcionalidades do mais recente comando da PlayStation. Seja com o feedback háptico ou gatilhos adaptáveis, o Dualsense permite sentir de formas mais dinâmicas os teus jogos.
Mais uma vez, posso recuperar a minha recente sessão com o jogo, que me permitiu sentir o dinamismo da vibração, que se dispersa pelo comando de acordo com a situação, e o uso dos gatilhos dinâmicos. Existem usos muito curiosos e divertidos dos gatilhos L2 e R2 do Dualsense, incluindo em Returnal com disparos alternativos para cada arma com os mesmos botões pressionados com diferentes intensidades.
Marvel's Spider-Man 2 usa isto para alguns "mini-jogos" ou secções, como interagir com painéis electrónicos que tens de calibrar, pressionado L2 e R2 com intensidades diferentes, mas também usa o feedback háptico para que sintas cada baloiço de teia em teia. É algo que também poderá fazer a diferença e criar maior imersão.
Áudio
Ok, poderá ser rebuscado dizer que Marvel's Spider-Man 2 se tornará numa referência em termos do uso de áudio na PS5, pelo menos no sentido de um jogo diferenciado acima do resto. No entanto, está pronto para se tornar num dos melhores exemplares do uso do Áudio 3D no PS5. Ratchet and Clank: Uma Dimensão à Parte usa o Áudio 3D com belo efeito, especialmente ao transmitir a sensação de verticalidade no som, para melhor diferenciar o posicionamento dos inimigos.
Marvel's Spider-Man 2 dará continuidade a isto para uma maior imersão na cidade, seja nos combates ou a baloiçar de teia em teia. Nos combates, terás a possibilidade de escutar inimigos nas tuas costas antes sequer de pensar em direcionar os ataques, e nos momentos de passear pelas várias zonas do mapa poderás escutar as correntes de vento que te transportam com maior velocidade e sentir que estás numa cidade viva através dos sons que emite.
Nenhum comentário