A NetherRealm Studios entrega um dos mais soberbos e sólidos jogos de luta dos últimos 10 anos. Forte conteúdo single-player, gráficos sobe...
A NetherRealm Studios entrega um dos mais soberbos e sólidos jogos de luta dos últimos 10 anos. Forte conteúdo single-player, gráficos soberbos e uma jogabilidade acessível mas profunda fazem com que o sangue de Mortal Kombat 1 se mantenha bem forte.
Mortal Kombat 1 chegou para provar o enorme mérito que a NetherRealm Studios tem na construção da gigantesca popularidade desta série. Os combates extremamente violentos são acessíveis, profundos e empolgantes, capazes de deslumbrar novatos com a facilidade de execução de golpes vistosos, enquanto os mais dedicados vão descobrir combos que elevam o seu jogo para patamares devastadores. Existem imensos jogos do género que partilham estes pilares tão importantes, mas poucos conseguem unir tudo com a metodologia tão robusta exibida pela NetherRealm.
Mortal Kombat 1 representa uma nova linha temporal com novas versões de personagens que bem conheces. Inclui muitas coisas novas, como o divertidíssimo Invasões (o novo modo singleplayer por temporadas para obter novos conteúdos e recompensas), mas também inclui muito de familiar, e apesar de não ser uma revolução, é um atestado da qualidade procurada por este estúdio, que longos anos trabalha para associar qualidade e diversão à popularidade de Mortal Kombat.
Posso dizer desde já que Mortal Kombat 1 é um dos jogos mais divertidos que joguei em 2023 e um dos jogos de luta mais empolgantes que joguei nos últimos 15 anos, especialmente graças ao conteúdo singleplayer. Sim, é uma pena que algumas das personagens premium não sejam recompensas que desbloqueamos ao jogar, mas a NetherRealm dá início a uma nova era da série com um trabalho merecedor de muitos elogios.
História e Torres
Como já é habitual nos jogos da NetherRealm, Mortal Kombat 1 inclui um modo história que é praticamente um espetacular filme de 5/6 horas com algumas cenas interativas (os combates e mini-jogos Test Your Might). Este modo está realmente espetacular e empolgante. Dei por mim a não conseguir parar de jogar e sempre com vontade de ver mais cenas, a rir com as piadas de Johnny Cage, curioso para saber como Liu Kang lidaria com o mistério que surgiu e de que formas tentaria Shang Tsung mudar o destino.
O conceito de uma nova dimensão e novas versões destas personagens permite à NetherRealm ir além do previsível e surpreender com muitos acontecimentos, mas outros tantos já eram esperados. A reta final e o plano da NetherRealm inclui lutas simplesmente loucas e inéditas, ao ponto de lhe permitir criar uma incrível quantidade de possibilidades para o futuro.
A cereja no topo do bolo chega através das Torres, o tradicional "modo arcade" de Mortal Kombat, que neste novo jogo dão continuação ao Modo História. Os finais mostram o que acontece a cada lutador após o final da história e preparam-te ainda para o que parece ser uma inevitável expansão para a história, com um novo vilão e mais acontecimentos surreais.
É uma sintonia entre os dois modos que mostra um plano bem preparado por parte do estúdio e que torna mais robusta toda a proposta singleplayer apresentada em Mortal Kombat 1.
Invasões
Mortal Kombat 1 aposta em Invasões como um dos grandes trunfos, uma espécie de modo RPG/jogo de tabuleiro no qual passei imenso tempo e dei por mim totalmente viciado. De uma perspectiva aérea, vais movimentar a tua personagem de casa em casa para vencer todos os desafios nesse local (tabuleiro) para alcançar o portal que te levará para outro local, numa viagem pelos diversos reinos de Mortal Kombat.
Existem diversos combates clássicos, onde o teu nível terá grande importância, no dano que causas e recebes, mas existem outros repletos de modificadores, que significam um grande e muito divertido desafio. Equipar e melhorar Talismãs ou Relíquias, combater nas Torres diárias, semanais ou mensais dentro do Invasões para subir de nível e desbloquear itens que te permitem aceder a mais locais. Fará parte da tua atividade neste modo.
Fiquei de imediato intrigado quando foi anunciado o modo Invasões e as expectativas não foram defraudadas. Os mini-jogos, os modificadores que tornam inesperadas muitas batalhas, os mini-bosses, os bosses, as emboscadas, as torres com condições aleatórias como bolas de fogo que caem sobre o cenário, e o conceito de um RPG de tabuleiro resultam em dezenas de horas muito divertidas. Não conseguia parar de jogar Invasões, até me lembrar que tinha mesmo de jogar a História, de onde não saí até terminar.
Modos online
Mortal Kombat 1 chega com uma componente online estruturada por temporadas. Quanto mais jogares o modo online, melhor será a tua pontuação na temporada e mais recompensas de temporada terás. A ideia da NetherRealm é recompensar os mais dedicados aos modos online com recompensas que vão exibir a sua dedicação, uma vez que apenas podem ser ganhas nas recompensas dos modos online.
Tens modos como Kasual e Rank ou até King of the Hill, onde podes testar a tua habilidade e descobrir que se calhar não jogas tão bem quanto pensas. Lá vamos nós de volta ao modo Prática para obter mais do que um Troféu (joguei a versão PS5), vamos aprender combos e como tirar melhor proveito dos Kameo nos movimentos que executamos.
A aposta numa interface minimalista e de navegação simplificada resulta muito bem e o online evidencia isso. É fácil navegar pelos menus e rapidamente chegas ao modo que queres. Tudo prático e rápido, e mesmo nas partidas Rank permanece a opção de pedir a desforra e continuar a jogar com tempos de espera mínimos.
Economia e conteúdo premium
Em Mortal Kombat 1 vais ganhar dois tipos de moedas: moeda de ouro para desbloquear extras como roupas ou cores alternativas e ainda a moeda de temporada, para comprar cosméticos exclusivos da atual temporada de desafios e recompensas. A NetherRealm há muito que persegue a elevada personalização de lutadores através de cosméticos que ganhas ao jogar (outros tantos apenas com moeda premium comprada com dinheiro real), algo que tenta usar como incentivo para sentires que há sempre algo para te manter a jogar.
É algo que resultou especialmente bem em Injustice 2, com conceitos RPG através de partes dos fatos com buffs específicos. Isto faz-nos querer enfrentar desafios específicos para ganhar uma peça com atributos que se adequam ao nosso estilo de jogo. Mortal Kombat 1 não vai a esse ponto, mas apresenta imensos cosméticos que podes adquirir com moeda ganha ao jogar. No entanto, fica a sensação que muitas recompensas foram colocadas como conteúdo premium.
Seria interessante e um forte incentivo desbloquear Shang Tsung como extra em História ou Invasões, mas ele é conteúdo pago, tal como Quan Chi e Ermac, personagens contra as quais lutas no modo História, mas que não estão ao teu alcance. Apenas quem pagar mais dinheiro poderá lutar contra eles. Mortal Kombat 1 está repleto de recompensas e pensado para que sintas que estás sempre a desbloquear algo, a progredir nos níveis Kameo, lutador e perfil geral, mas nenhuma tem o peso ou relevância de uma personagem.
Gráficos soberbos e som brutal
A qualidade gráfica e sonora aqui apresentada é um deleite para os sentidos. Mortal Kombat 1 é um jogo visualmente soberbo, com momentos que facilmente te vão deixar com um sorriso de orelha a orelha e repleto de satisfação pela TV 4K tão competente que compraste. Cores vivas, imensos efeitos dinâmicos nos cenários, personagens com grande detalhe e uma grande fluidez no gameplay ajudam Mortal Kombat 1 a tornar-se numa referência para a NetherRealm.
Seja na qualidade das texturas de todos os elementos gráficos ou no design visual, os artistas e engenheiros da NetherRealm merecem grandes elogios e um prémio pelo seu trabalho. Alguns cenários brilham mais do que outros, mas é fácil querer capturar momentos ou gravar pequenos clipes de vídeo para apreciar todos os detalhes visuais.
As Fatalities, Brutalities, Kameo Brutalities ou Fatal Blows são momentos que até causam desconforto devido ao detalhe visual, com ossos estilhaçados, músculos rasgados e golpes viscerais que rasgam a carne. O detalhe é de loucos e quando juntas a isto o elemento sonoro, até podes sentir vontade de desviar os olhos ou contorcer a face com pena da personagem.
A qualidade gráfica é soberba e existem imensos momentos para ficar surpreendido a olhar para a tela, mesmo passado dezenas de horas de jogo | Image credit: NetherRealm Studios/Eurogamer Portugal
Fonte: Eurogamer
Conclusão
Mortal Kombat 1 é um dos mais divertidos e espetaculares jogos de luta 3D dos últimos 10 ou 15 anos. O gameplay é extremamente acessível para qualquer um se divertir, mas existe profundidade suficiente a ser descoberta para recompensar os mais dedicados, ainda mais agora com os Kameo. Combinar isto com a sua soberba qualidade gráfica e sonora faz de Mortal Kombat 1 um jogo de forte apelo para fãs do género. Modos como História, Invasão e Torres significam forte conteúdo singleplayer e longas horas de jogo para muita diversão, construído com forte gabarito. Se quiseres abraçar o online, prepara-te para muito tempo no modo Prática e centenas de horas a jogar.
Prós:
Contras:
Qualidade gráfica soberba
Qualidade sonora brutal
Singleplayer robusto graças aos modos História, Invasões e Torres
Gameplay acessível e frenético, com imensa profundidade para os mais dedicados
Interface minimalista com menus super fáceis e rápidos de navegar
Modos online competentes e com recompensas de temporada
Modo Invasões é empolgante e dá vontade de jogar sem parar
Os lutadores Kameo permitem executar e prolongar combos de formas inesperadas
Partidas online ainda precisam de algumas melhorias
Bloquear através do Passe de Lutadores o acesso a lutadores que já estão no jogo
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